ALUNOS PARTICIPANDO DO "PROJETO NOS PADRÕES DA ESCRITA"
TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR ALTERNATIVAS PARA ESCREVER PALAVRAS COM "M" E "N"
ESSE PROJETO TEM COMO RECURSOS UTILIZADOS:
- Recursos Didáticos: Quandro branco, pincel para quadro branco, cartolina, texto impresso, hidrocor, lápis, borracha e esferografica.
- Recursos Tecnológico: Computador, reprodutor de mídia, caixa amplificada, internet, impressora, pendrive, editor de texto - LibreOffi ce, vídeos.
PREFEITURA
MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA
MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
ESCOLA
MUNICIPAL DE ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL
“DOM
ANSELMO PIETRULLA”
Diretora:
Elba Pereira dos Reis.
Coordenadora
pedagógica: Raimunda Rilza Lira
Professor
de Informática: Paulo Cesar de Sousa viana (MINISTRANTE DO PROJETO)
Duração
do projeto: 120 minutos
PROJETO
DE INTERVENÇÃO
NOS
PADRÕES DA ESCRITA
I-
Objetivos:
Mostrar
aos alunos alternativas para escrever palavras com M e N
II-
Metodologia Aplicada:
- Conversa informal com aluno, mostrando alternativas para escrever palavras com M e N.
- Será usando: vídeo aula para ajudar fixar a dúvida que os alunos tem em relação ao uso e posição do M e do N.
- Exercícios xerografados que os alunos resolverão a lápis e em seguida os alunos
- Usando o Editor de Textos – LibreOffice o aluno irá realizar atividades afins.
- Confecção de um mural para exposição dos trabalhos feitos por eles.
III-
Recursos Utilizados:
- Recursos Didáticos:
- Quadro, pincel para quadro branco, cartazes, texto impresso, hidroco, lápis, borracha e esferográfica,
IV-
Recursos Tecnológico
- Computador, reprodutor de mídia, caixa amplifica, internet, impressora, pendrive, Editor de Textos – LibreOffice, vídeos
V-
Avaliação:
- Será de forma continuada pelo professor da turma de acordo com o desenvolvimento do aluno em sala de aulas.
Conversa
informal com os alunos
Objetivo
do projeto
SUGESTÃO:
Trava
língua
O
tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo
respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o
tempo do tempo é tempo que o tempo tem.
Obs:
Na língua portuguesa existem pouquíssimas palavras que terminam com
a letra N.
Muitos
nomes de pessoas são terminados com N porque sofrem influência da
escrita em inglês. Exemplo: Edson, Karen, Anderson
EXERCÍCIO
DE FIXAÇÃO
I-
Leia a baixo algumas palavras escritas com a letra M.
Sua
primeira tarefa será
separar as sílabas dessas palavras.
Não
se esqueça!
È
possível observar as sílabas quando falamos uma palavra
pausadamente. Brinquem um pouco de falar silabando antes de começar
a atividade.
zumbido
|
embaraçar
|
Multidão
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competir
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morno
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romper
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personagem
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testemunha
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bomba
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amendoim
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limpo
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margem
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espremem
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miséria
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ontem
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jardim
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vantagem
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arame
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pamonha
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semana
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lamber
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movem
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tempero
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símbolo
|
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ambulância
|
empatar
|
Caminho
|
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|
|
1-
Usando o Editor de Textos – LibreOffice,
Agora,
separe a posição que a letra M ocupa em cada silaba e agrupe as
palavras.
Grupo
1: palavras com a letra M
no inicio da sílaba
Grupo
2: palavras com a letra M
no final da sílaba
2-
Digite as palavras do grupo 2 em que a letra M
aparece no fim de uma sílaba que não está no final da palavra.
a)
Pinte as letras que vem depois do M.
b)
Registre o que você descobriu.
II-
Leia no quadro baixo várias palavras escritas com a letra N.
Sua
primeira tarefa será
separar as sílabas dessas palavras.
Você
sabia que essa letra pode representar diferentes sons
senso
|
negócio
|
nação
|
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banho
|
quente
|
caminho
|
|
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conhecer
|
nuvem
|
parabéns
|
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conselho
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ponteiro
|
nublado
|
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crânio
|
arranhão
|
vacina
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fronteira
|
senha
|
zanzar
|
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pólen
|
paneiro
|
Tonto
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nadar
|
secundário
|
amanhecer
|
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banal
|
renda
|
enxada
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|
|
|
sincero
|
adivinhar
|
norte
|
|
|
|
1-
Usando o Editor de Textos – LibreOffice,
Agora,
separe a posição que a letra N ocupa em cada silaba e agrupe as
palavras.
Grupo
1: palavras com a letra N
no inicio da sílaba
Grupo
2: palavras com a letra N
no final da sílaba
a)
Registre o que você descobriu.
(http://www.jangadabrasil.com.br/revista/macro100/jb10009.asp)
BAKHTIN,
m. Marxímos e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986
__________.
Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992
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