segunda-feira, 10 de agosto de 2015

PROJETO "NOS PADRÕES DA ESCRITA"

ALUNOS PARTICIPANDO DO "PROJETO NOS PADRÕES DA ESCRITA"

TEM COMO OBJETIVO MOSTRAR ALTERNATIVAS PARA ESCREVER PALAVRAS COM "M" E "N"



ESSE PROJETO TEM COMO RECURSOS UTILIZADOS:

  • Recursos Didáticos: Quandro branco, pincel para quadro branco, cartolina, texto impresso, hidrocor, lápis, borracha e esferografica.







  • Recursos Tecnológico: Computador, reprodutor de mídia, caixa amplificada, internet, impressora, pendrive, editor de texto - LibreOffi ce, vídeos.





PREFEITURA MUNICIPAL DE SANTARÉM
SECRETARIA MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO E DESPORTO
ESCOLA MUNICIPAL DE ED. INFANTIL E ENS. FUNDAMENTAL
DOM ANSELMO PIETRULLA”

Diretora: Elba Pereira dos Reis.
Coordenadora pedagógica: Raimunda Rilza Lira
Professor de Informática: Paulo Cesar de Sousa viana (MINISTRANTE DO PROJETO)

Duração do projeto: 120 minutos

PROJETO DE INTERVENÇÃO
NOS PADRÕES DA ESCRITA
I- Objetivos:

Mostrar aos alunos alternativas para escrever palavras com M e N

II- Metodologia Aplicada:

  • Conversa informal com aluno, mostrando alternativas para escrever palavras com M e N.
  • Será usando: vídeo aula para ajudar fixar a dúvida que os alunos tem em relação ao uso e posição do M e do N.
  • Exercícios xerografados que os alunos resolverão a lápis e em seguida os alunos
  • Usando o Editor de Textos – LibreOffice o aluno irá realizar atividades afins.
  • Confecção de um mural para exposição dos trabalhos feitos por eles.

III- Recursos Utilizados:

  • Recursos Didáticos:
  • Quadro, pincel para quadro branco, cartazes, texto impresso, hidroco, lápis, borracha e esferográfica,

IV- Recursos Tecnológico

  • Computador, reprodutor de mídia, caixa amplifica, internet, impressora, pendrive, Editor de Textos – LibreOffice, vídeos

V- Avaliação:

  • Será de forma continuada pelo professor da turma de acordo com o desenvolvimento do aluno em sala de aulas.





Conversa informal com os alunos
Objetivo do projeto

SUGESTÃO:

Trava língua
O tempo perguntou pro tempo qual é o tempo que o tempo tem. O tempo respondeu pro tempo que não tem tempo pra dizer pro tempo que o tempo do tempo é tempo que o tempo tem.



Obs: Na língua portuguesa existem pouquíssimas palavras que terminam com a letra N.
Muitos nomes de pessoas são terminados com N porque sofrem influência da escrita em inglês. Exemplo: Edson, Karen, Anderson

EXERCÍCIO DE FIXAÇÃO
I- Leia a baixo algumas palavras escritas com a letra M.
Sua primeira tarefa será separar as sílabas dessas palavras.

Não se esqueça!
È possível observar as sílabas quando falamos uma palavra pausadamente. Brinquem um pouco de falar silabando antes de começar a atividade.
zumbido
embaraçar
Multidão



competir
morno
romper



personagem
testemunha
bomba



amendoim
limpo
margem



espremem
miséria
ontem



jardim
vantagem
arame



pamonha
semana
lamber



movem
tempero
símbolo



ambulância
empatar
Caminho



1- Usando o Editor de Textos – LibreOffice,

Agora, separe a posição que a letra M ocupa em cada silaba e agrupe as palavras.
Grupo 1: palavras com a letra M no inicio da sílaba

Grupo 2: palavras com a letra M no final da sílaba


2- Digite as palavras do grupo 2 em que a letra M aparece no fim de uma sílaba que não está no final da palavra.

a) Pinte as letras que vem depois do M.

b) Registre o que você descobriu.

II- Leia no quadro baixo várias palavras escritas com a letra N.
Sua primeira tarefa será separar as sílabas dessas palavras.

Você sabia que essa letra pode representar diferentes sons
senso
negócio
nação



banho
quente
caminho



conhecer
nuvem
parabéns



conselho
ponteiro
nublado



crânio
arranhão
vacina



fronteira
senha
zanzar



pólen
paneiro
Tonto



nadar
secundário
amanhecer



banal
renda
enxada



sincero
adivinhar
norte





1- Usando o Editor de Textos – LibreOffice,

Agora, separe a posição que a letra N ocupa em cada silaba e agrupe as palavras.
Grupo 1: palavras com a letra N no inicio da sílaba

Grupo 2: palavras com a letra N no final da sílaba

a) Registre o que você descobriu.





(http://www.jangadabrasil.com.br/revista/macro100/jb10009.asp)


BAKHTIN, m. Marxímos e filosofia da linguagem. São Paulo: Hucitec, 1986
__________. Estética da criação verbal. São Paulo: Martins Fontes, 1992










By Paulo César

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