terça-feira, 25 de setembro de 2012

As facilidades e dificuldades da informática na escola


          O uso da informática é apontado como um recurso contemplador da abrangência e da diversidade de atividades com temas a serem desenvolvidos, favorecendo atividades lúdicas, criativas e multidisciplinares.   O uso do computador na escola pode ser feito tanto para transmitir a informação, reforçando o processo tradicional, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento através das tecnologias existentes na escola.  

            A informática deve dar condições ao aluno de adquirir novos conhecimentos, facilitando o processo ensino/aprendizagem, sendo um complemento de conteúdos curriculares. Para os professores que não se sentem constrangidos em aprender e que se dispõe a participar mais efetivamente do processo de ensino e aprendizagem com seus alunos, a presença na Sala de Informática poderá não apenas enriquecer, e muito, a aprendizagem dos alunos, mas, principalmente, enriquecer a sua própria aprendizagem, assim é importante que o tempo na sala seja bem aproveitado, tanto pelo professor como pelo aluno. Não basta frequentar varias vezes o laboratório durante a semana, mas que as aulas planejadas sejam de qualidade e desperte o interesse das crianças pelo recurso disponível, O COMPUTADOR.

          A disponibilidade do facilitador digital em ser acessível e está bem relacionado com o professor da sala de aula é importante para o funcionamento do laboratório, pois ambos podem criar mecanismo de aprendizagem para os alunos.

         A principio o uso do laboratório em nossa escola trouxe desconforto e angustia para alguns professores que ainda não tinha a informática como recurso didático para seu trabalho em sala de aula. A mudança de costumes e até mesmo de paradigmas é difícil quando não há disponibilidade em aceitar o novo. E aqui faço referência as FACILITADORAS DIGITAIS da escola Dom Anselmo que com muita paciência, dedicação e empenho vêm mudando o conceito de que o laboratório é espaço apenas daqueles que já conhecem o assunto, por isso volto a lembrar de que os relacionamentos são importantes para conquistarmos o sucesso principalmente dos nossos alunos.

         Já observamos os projetos surgindo a partir das aulas no laboratório e o interesse dos alunos pelo recurso. Observamos a frequência dos professores, mas ainda existe muita resistência em incluir o recurso no seu ensino. Outra dificuldade é o numero de alunos que se torna inviável para o tamanho da sala, é necessário dividir a turma para o atendimento, mas o trabalho é realizado.

         A finalidade real desta tecnologia é a de propiciar um ensino supostamente inovador [...] A presença da tecnologia na escola envolve não somente a garantia da presença dos equipamentos em sala de aula, mas, principalmente a integração do seu uso nos processos curriculares. São as concepções, motivações e competências profissionais dos docentes que definirão a maior ou menor utilização de qualquer meio, tecnológico ou não, na escola. (Patrícia Nascimento).

Alessandra Rego.

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